Cuidar

Quinze meses, sem ti mas contigo…

O verbo cuidar nunca foi tão falado como nos últimos tempos, temos que cuidar uns dos outros e de nós próprios. Temos médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, bombeiros e até policias a cuidar dos doentes e temos um mundo de outras profissões necessárias para que não nos falte nada, desde os empregados dos supermercados e mercados, transportadores, assim como os que produzem os nossos alimentos e bens de primeira necessidade e quem mantém tudo limpo e funcionar para que não nos falte o essencial… Um muito obrigado a todos estes guerreiros!

Mas cada um de nós tem este poder de cuidar, porque mesmo em casa, estamos a cuidar dos que não podem estar… Por isso apenas depende de nós sermos cuidadores de nós e do próximo e fazer o que é certo neste momento.

Sempre gostei de ajudar os outros, mas nunca me vi como cuidadora… Até que nos dias mais difíceis da doença alguém me disse: “A Margarida é uma cuidadora, cuida dos outros e está a esquecer-se de si, cuide de si, chore permita-se chorar.” Nesse momento desabei em lágrimas, e talvez tenha chorado muitas das mágoas daquilo que não tinha chorado até então.

E chorar também é cuidar, cuidar da nossa alma… Porque chorar não é só tristeza, muitas vezes é libertação!

Ao longo destes quinze meses tenho vindo a perceber que esse será um dos meus propósitos, cuidar, dos outros e de mim, de nós. De dar ao mundo o melhor que posso ser, que posso fazer! Permitam-se ouvir os vossos verdadeiros chamamentos, permitam-se ser o melhor para vocês e para o mundo, somos todos uma parte necessária e única, para esta roda da vida…

Obrigado Mãe teres sido a nossa cuidadora e por me deixares descobrir a cuidadora que existe dentro de mim!

2 thoughts on “Cuidar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s